
Infertilidade Feminina
A infertilidade feminina compreende 30% das causas de infertilidade. O diagnóstico correto permite a indicação do melhor tratamento.
Com o propósito de transformar a vida das pessoas, a médica ginecologista especialista em Reprodução Humana, Dra. Paula Vieira atua em São Paulo auxiliando inúmeras famílias a aumentarem a possibilidade de realizar o sonho de terem filhos. Formada pela Faculdade de Medicina da UNESP, em Botucatu, Dra. Paula concluiu pós-graduação em Reprodução Assistida em São Paulo, na Clínica Fertility, onde atualmente faz parte do corpo clínico e trabalha nessa área há quase 10 anos.
A infertilidade de um casal deve ser investigada após um ano de relações sexuais desprotegidas sem concepção. Em casos de casais com mulheres acima de 35 anos, o tempo de tentativas pode ser reduzido para seis meses, já que a taxa de gravidez nessa situação mencionada pode ser diretamente afetada pela idade.
Dentre as causas de infertilidade, aproximadamente 30% estão associadas a fatores femininos; 30% a fatores masculinos; 30% aos fatores mistos (tanto do homem como da mulher) e 10% às causas desconhecidas, caracterizadas como infertilidade sem causa aparente. Na Reprodução Humana, os tratamentos são divididos em baixa e alta complexidade.
Os tratamentos de baixa complexidade se caracterizam pela ocorrência da fecundação natural no aparelho reprodutor feminino. São exemplos do tratamento de baixa complexidade o coito programado ou relação sexual programada e a inseminação intrauterina. Já os tratamentos de alta complexidade acontecem através da fertilização in vitro, ou seja, em laboratório, com posterior transferência deste embrião ao útero materno.

A infertilidade feminina compreende 30% das causas de infertilidade. O diagnóstico correto permite a indicação do melhor tratamento.

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do seu local habitual e pode estar associada à infertilidade.

A infertilidade masculina também compreende 30% das causas de infertilidade e deve ser investigada em todos os casais.

As perdas gestacionais de repetição acometem de 1-3% dos casais e decorrem, principalmente, de fatores genéticos e trombofilias.

O coito programado consiste em um tratamento de infertilidade de baixa complexidade, no qual o casal mantém relações sexuais programadas.

A inseminação intrauterina consiste no tratamento de infertilidade de baixa complexidade com processamento do sêmen do parceiro ou doador.

A fertilização in vitro consiste em um dos principais tratamentos na Reprodução Humana, no qual o processo de fecundação ocorre em laboratório.

A principal causa de infertilidade na mulher é a idade. Este fator pode afetar tanto a quantidade como a qualidade dos óvulos. Conheça como funciona o congelamento de óvulos e suas indicações.

O câncer acomete cada vez mais as mulheres jovens e o congelamento de óvulos permite a preservação da fertilidade nestas pacientes.

A fertilidade masculina pode ser preservada antes do tratamento oncológico através do procedimento de congelamento de sêmen. Conheça as indicações e a técnica de congelamento de sêmen.

A doação de óvulos é um procedimento que pode ser utilizado por casais homoafetivos ou causas ovarianas graves de infertilidade.

A Cessão Temporária de Útero é um procedimento autorizado no Brasil, no qual uma mulher engravida de um filho de outra pessoa ou casal.

Os miomas uterinos são tumores benignos que acometem as mulheres, principalmente entre 20 e 40 anos de idade.